Projeto Repensar 2023
– Especial Escolas –

O PROJETO REPENSAR MEIO AMBIENTE está de volta, agora em uma EDIÇÃO ESPECIAL PARA ESCOLAS!

Muito se fala sobre o meio ambiente e a sala de aula é uma grande oportunidade para formar essa consciência.
Agora, como traduzir tudo isso para a prática? Para o dia a dia, para a rotina das casas e das famílias dos nossos alunos?
Consciente disso e do importante papel que desempenha como meio de comunicação, a Gazeta, juntamente com a Corsan, apresenta a nova fase do Repensar.
Temas variados que aproximam assuntos distantes, como a pegada de carbono e a energia limpa, da realidade de muitos alunos e suas famílias.
Acompanhe o projeto pelas matérias, entrevistas e redes sociais. Acredite: siga, curta e compartilhe. Contamos com o seu prestígio.

A INICIATIVA

Durante 76 anos de existência, a Gazeta pôde acompanhar diversas mudanças de comportamento da sociedade. E, nos últimos 10 anos, a empresa assumiu o papel de protagonista dessa transformação ambiental somada a sua atividade principal de informar . Esse período serviu para amadurecer um projeto definitivo que torna a consciência ambiental um propósito permanente do Grupo. Assim surgiu, em 2020, o projeto Repensar, para reagir pelo meio ambiente.
O projeto é formado por uma categoria editorial assinada, campanha publicitária em jornais, rádios, redes sociais e portal de notícias, além do trabalho de atuação junto à comunidade.

NA PRÁTICA

Na segunda terça-feira de cada mês, acontecem as oficinas/palestras temáticas nas escolas acompanhados de profissionais de cada setor com os mais diversos recursos para trazer essa realidade aos alunos.

Pelo fato do projeto ser baseado na multiplicação, depois de apresentado, o conteúdo vai ser compartilhado com todas as escolas, sejam municipais, estaduais e particulares de Santa Cruz do Sul, disponibilizado no Portal Gaz e nas diversas plataformas do Grupo Gazeta.

AÇÕES MENSAIS

AÇÃO DE MAIO – OFICINAS DE COMPOSTAGEM
Serão realizadas oficinas de compostagem, ensinando a transformar o lixo orgânico em adubo natural. Ao mesmo tempo em que aproveita o que seria apenas resíduo, a técnica evita a utilização de produtos químicos e possibilita o cultivo orgânico de hortaliças, frutas e verduras no ambiente escolar e também familiar, uma vez que os alunos levam suas experiências para casa.

AÇÃO DE JUNHO – DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS
Essa ação já é tradicional e muito esperada pelos alunos. Mudas de árvores nativas e exóticas serão distribuídas nas escolas. As mesmas serão catalogadas e identificadas com tags assinadas pelo patrocinador.

AÇÃO DE JULHO – ENERGIA LIMPA
As crianças vão poder conhecer na prática o funcionamento de recursos de energia renovável que estão cada vez mais inseridos em muitas empresas, residências e áreas rurais.
A proposta é diminuir o distanciamento entre os alunos e as novas tecnologias, além de chamar a atenção para práticas ecológicas alternativas. Também pode representar uma inspiração na escolha profissional dos estudantes.

AÇÃO DE AGOSTO – KIT DE HORTALIÇAS
As crianças vão ter a oportunidade de cultivar hortaliças em casa, acompanhando da fase de plantio até o momento de colocar à mesa.
As escolas receberão profissionais da área para explicar as técnicas de manejo, adubação e irrigação. Além da orientação, serão distribuídos kits com 3 vasos e hortaliças de espécies variadas.
Os professores irão acompanhar as etapas de crescimento através registros dos alunos. As fotos trazidas serão colocadas em um mural.

AÇÃO DE MAIO
OFICINAS DE COMPOSTAGEM
Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira

Acompanhe a matéria clicando aqui
Acompanhe a oficina clicando aqui

AÇÃO DE JUNHO
OFICINA SOBRE PLANTIO E CUIDADO COM AS ÀRVORES
Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás

Acompanhe a matéria clicando aqui
Acompanhe a oficina clicando aqui

AÇÃO DE JULHO
OFICINA SOBRE ENERGIA LIMPA
Escola Estadual Santa Cruz

Acompanhe a matéria clicando aqui
Acompanhe a oficina clicando aqui

AÇÃO DE AGOSTO
OFICINA SOBRE MANEJO E CULTIVO DE HORTALIÇAS
Escola Estadual José Wilke

Acompanhe a matéria clicando aqui
Acompanhe a oficina clicando aqui